O discurso parodístico: da constituição à comunicação

Autores

  • Rosemeri Passos Baltazar Machado Universidade Estadual de Londrina -UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p247

Palavras-chave:

Discurso Parodístico. Ruptura. Continuidade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o discurso parodístico abordando os aspectos constituintes desse gênero e sua conceitualização. Sob a ótica da Análise do Discurso de orientação francesa, a proposta desse estudo é analisar o discurso parodístico segundo a perspectiva histórico-social e, a partir da concepção dialógica da linguagem, indentificar o que faz um discurso ser categorizado como parodístico. Em relação à língua e à sociedade, por exemplo, muito se pode discutir e compreender a respeito da paródia, principalmente no que tange ao irônico e humorístico, daí a importância de se ater não só nos aspectos explícitos, mas também nos implícitos, na imagem e na própria memória, como ocorre nas propagandas selecionadas para exemplificação. Conforme mencionado, foram selecionadas algumas propagandas que abordam o discurso parodístico com a finalidade de melhor compreender a constituição desse tipo de discurso bem como a dinâmica comunicativa que envolve a sociedade. Esta exemplificação se justifica, pois tanto a propaganda como a paródia estão repletas de estratégias manipulativas e de valores ideológicos. O componente dialógico é condição essencial para a construção dos sentidos, por meio dele é possível afirmar que a ruptura e continuidade constituem traços fundamentais para a definição e conceitualização do discurso parodístico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosemeri Passos Baltazar Machado, Universidade Estadual de Londrina -UEL

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Letras (1999) e Doutorado em Estudos da Linguagem (2004) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora adjunto A, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

MACHADO, R. P. B. O discurso parodístico: da constituição à comunicação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 247–271, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p247. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11826. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos