Educação Física na escola: formando, conformando, transformando
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p338Palavras-chave:
Educação Física, Escola, Desporto, Cidadania.Resumo
Ao considerarmos as possibilidades de atuação da Educação Física na escola, emergem de imediato questões relacionadas ao contexto social em seu sentido mais amplo. Tendo a escola o papel de formar o cidadão, a Educação Física, conseqüentemente, também assume parcela de responsabilidade nessa tarefa. Entretanto, deve-se atentar ao fato de que essa intervenção na vida escolar refletirá nos cidadãos por vir. As intervenções no cotidiano escolar podem colaborar tanto para a conformação quanto para a transformação do indivíduo e seu ambiente social. Uma Educação Física apoiada em pressupostos teórico-metodológicos crítico-criativos e que almeja uma participação efetiva no projeto sócio-políticopedagógico da escola supõe um rompimento radical com a perspectiva reducionista, desportivocompetitivista, que é preponderante em nossas escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.