A monografia de curso de especialização

Autores

  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1986v7n1p16

Palavras-chave:

Monografias, Trabalho do especialista, Habilidades de pesquisa. Aluno hetero e Aluno homo.

Resumo

Um dos critérios exigidos para se completar um curso de especialização no Brasil é a produção de uma monografia. Tal produção implica que o aluno saiba aplicar o conhecimento acumulado e as habilidades adquiridas durante o curso. Todavia, muitos problemas surgem, quando os alunos possuem graduações diferenciadas e/ou não tiveram um adequado treinamento nas técnicas de pesquisa. Para esses alunos héteros, o conteúdo do curso de especialização realmente não cumula. Para outros, cujo curso de graduação está conectado com o tópico da especialização (alunos homos) a falta de habilidades de pesquisa bloqueia a produção de uma monografia aceitável. A curta duração de um curso de especialização (360 horas) dispersa entre dez ou mais disciplinas, dificilmente pode prover qualquer cumulatividade conducente a um trabalho sério de pesquisa. Aqui, esses problemas são discutidos e são apresentadas alternativas para a monografia de curso de especialização.


Biografia do Autor

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Doctor of Philosophy (Ph. D.) professor no Centro de Educação Comunicação e Artes; FUEL.

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Como Citar

ESPÍRITO SANTO, Alexandre do. A monografia de curso de especialização. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 16–19, 2010. DOI: 10.5433/1679-0383.1986v7n1p16. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7480. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre