Técnicas empregadas na ánalise de itens

Autores

  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1978v1n2p37

Resumo

O objetivo último da análise de itens pode ser a obtenção de testes que meçam fidedignamente a aprendizagem de conteúdos de uma disciplina. Para isso, requer-se que os itens de um teste tenham poder discriminatório, separando os bons alunos dos alunos fracos. O item ideal é, portanto, aquele em que os bons alunos acertam e os alunos fracos erram. Testes compostos de itens com tal característica coroam de êxito o trabalho didático do professor. Este estudo procura demonstrar a aplicação de algumas técnicas de análise de itens, principalmente quanto aos índices de dificuldade e de discriminação. Foi realizada a análise de um teste real em toda a extensão necessária, de forma a expor e ensinar a aplicação das técnicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Doctor of Philosophy (Ph. D.) professor no Centro de Educação Comunicação e Artes; FUEL.

Downloads

Como Citar

ESPÍRITO SANTO, Alexandre do. Técnicas empregadas na ánalise de itens. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 37–42, 2010. DOI: 10.5433/1679-0383.1978v1n2p37. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7200. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>