Políticas públicas educacionais e avaliações docentes: considerações acerca de Brasil e Chile (1990 – 2010)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n2p81Palavras-chave:
Políticas públicas, Formação docente. Educação na América Latina, Avaliação docente, Chile e Brasil.Resumo
No presente artigo, a avaliação docente estabelecida a partir da década de 1990 no Chile e no Brasil está em foco. Quanto à estrutura do artigo, obedece à seguinte ordem: primeiro, iremos apresentar um panorama das políticas públicas de formação docente na América Latina dos últimos 30 anos. Segundo, iremos abordar as recomendações comuns elaboradas por organismos internacionais. Terceiro, iremos descrever os sistemas de avaliação dos docentes de rede pública no Brasil e no Chile. Por fim, iremos comparar esses sistemas do ponto de vista de suas benesses para a formação docente continuada. Como resultados, sugerimos uma revisão das diretrizes latino-americanas de avaliação do trabalho docente com uso de tecnologias de informação e comunicação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.