Educação sexual: problemas de conceituação e terminologias básicas adotadas na produção acadêmico-científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p286Palabras clave:
Educação Sexual, conceituação de Educação Sexual, terminologia básica, Estado da Arte.Resumen
Com o objetivo de elaborar o estado do conhecimento da produção acadêmico-científica da Educação Sexual no Brasil, do período de 1980 a 1993, foi realizada a análise de Dissertações, Teses, livros, artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos. Uma das preocupações foi investigar quais as terminologias básicas adotadas para referir-se ao trabalho de Educação Sexual e quais os conceitos de Educação Sexual presentes nas publicações. Detectou-se a falta de padronização de uma terminologia básica e de uma posição teórica clara e objetiva quanto ao conceito de Educação Sexual. Além disso, diferenças, incoerências e/ou confusões foram ainda encontradas, em alguns textos, nas tentativas de classificação dos tipos de Educação Sexual. São apresentados subsídios teóricos que direcionam para uma padronização da terminologia básica, conceituação e classificação uniformes e cientificamente válidas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.