O ciclo básico nas universidades do estado do Paraná visão critica e proposta de reestruturação

Autores/as

  • Zénite Terezinha Ribas César Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1983v4n14p419

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo verificar e avaliar até que ponto o Ciclo Básico das Universidades do Estado do Paraná estão exercendo as funções que a legislação lhe conferiu e se estão correspondendo às expectativas da sociedade. Espera-se que seus resultados contribuam para uma tomada de posição por parte das comunidades universitárias quanto a este importante aspecto da Reforma Universitária. O trabalho é composto de algumas considerações preliminares, tratamento teórico do problema, conceituação, procedimentos metodológicos resultados, análise dos principais problemas encontrados, uma proposta de reestruturação e conclusões. A proposta de reestruturação consta de cinco partes referente especificamente a funções e objetivos, estrutura e funcionamento, conteúdo, metodologia e estratégias de acompanhamento e avaliação. Das conclusões devem ser evidenciadas as seguintes: 1) — O Ciclo Básico não foi uma idéia assumida pelas Universidades do Estado do Paraná, sendo uma inovação imposta pela legislação não envolveu as comunidades universitárias; 2) - Os docentes de modo geral estão preocupados em ensinar a "sua disciplina" não se preocupando com uma "filosofia de ensino", com "uma filosofia da ciência" ou até com a destinação de "sua disciplina" no contexto da formação global do aluno; 3) - Reformas de ensino não se restringem as simples substituições de disciplinas nos planos curriculares. Há necessidade de reflexão para se chegar a um pacto comunitário. Nada adiantam as reformas se as bases não estão convecidas de sua validade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Zénite Terezinha Ribas César, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação. Centro de Educação, Comunicação e Artes — UEL. Doutora em Educação — Livre Docente em História da Educação.

Publicado

2004-11-29

Cómo citar

CÉSAR, Zénite Terezinha Ribas. O ciclo básico nas universidades do estado do Paraná visão critica e proposta de reestruturação. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 4, n. 14, p. 419–432, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1983v4n14p419. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7396. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre