Fatores causais na predição de cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1981v2n8p189Resumen
Podem critérios, escolhidos empiricamente, se satisfeitos por um país em desenvolvimento, predizer a existência de curso de Biblioteconomia nesse país? O principal objetivo deste estudo é apresentar um método para determinar o poder discriminatório e eficácia de cada critério, num conjunto de dez critérios, como preditor de faculdade de Biblioteconomia. Vinte e um países em desenvolvimento foram amostrados aleatoriamente de um universo de sessenta e três, segundo classificação das Nações Unidas. Através de técnicas estatísticas, incluindo a correlação ponto-bisserial, testou-se a eficácia de critérios como preditores da existência de faculdade de Biblioteconomia nesses países. Os resultados mostram que a maioria dos critérios tem valor preditivo. Todavia, a interação de critérios econômicos, educacionais, e informacionais é condição sine qua non para que surjam cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento.
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