Fatores causais na predição de cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento

Autores/as

  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1981v2n8p189

Resumen

Podem critérios, escolhidos empiricamente, se satisfeitos por um país em desenvolvimento, predizer a existência de curso de Biblioteconomia nesse país? O principal objetivo deste estudo é apresentar um método para determinar o poder discriminatório e eficácia de cada critério, num conjunto de dez critérios, como preditor de faculdade de Biblioteconomia. Vinte e um países em desenvolvimento foram amostrados aleatoriamente de um universo de sessenta e três, segundo classificação das Nações Unidas. Através de técnicas estatísticas, incluindo a correlação ponto-bisserial, testou-se a eficácia de critérios como preditores da existência de faculdade de Biblioteconomia nesses países. Os resultados mostram que a maioria dos critérios tem valor preditivo. Todavia, a interação de critérios econômicos, educacionais, e informacionais é condição sine qua non para que surjam cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento.

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Biografía del autor/a

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Doctor of Philosophy (Ph. D.) professor no Centro de Educação Comunicação e Artes; FUEL.

Publicado

2004-11-29

Cómo citar

ESPÍRITO SANTO, A. do. Fatores causais na predição de cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 2, n. 8, p. 189–198, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1981v2n8p189. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7265. Acesso em: 23 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre