Democracia dos antigos x democracia dos modernos – uma revisão de literatura

Autores/as

  • Alexandre José Pierini Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2008v29n2p125

Palabras clave:

Democracia, Democracia dos modernos, Democracia dos antigos, Representação política.

Resumen

O presente trabalho se caracteriza como uma revisão de literatura sobre o tema democracia. Para a consecução da revisão, buscou-se expor no primeiro momento a realização de um breve retrospecto histórico da democracia. Esse retrospecto é importante porque a democracia possuía vínculos com a participação direta do cidadão nas tomadas de decisão. A democracia dos modernos por sua vez, se relacionada com a representação política, onde o cidadão participa por meio de mecanismos criados pelo Estado para eleger os seus representantes. O ponto nevrálgico e que marca sobretudo os aspectos relacionados a esta revisão de literatura é a crise inerente do sistema democrático em voga e que necessita sobremaneira de um processo de revisão. A crise da democracia conduz ao estabelecimento de pontos de convergência entre a democracia dos antigos e a democracia dos modernos mecanismos de participação direta estão sendo pensados e mesclados junto à democracia dos modernos com o intuito de recriar o sistema político vigente.

Biografía del autor/a

Alexandre José Pierini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Especialista em Ciência Política. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG. Professor e Diretor Acadêmico do Instituto Afro-brasileiro de Pós-Graduação e Extensão e Diretor da A&J Assessoria Política.

Publicado

2008-11-29

Cómo citar

PIERINI, Alexandre José. Democracia dos antigos x democracia dos modernos – uma revisão de literatura. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 125–134, 2008. DOI: 10.5433/1679-0383.2008v29n2p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/5464. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre