Estilo motivacional do professor e a motivação extrínseca dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n1p03Palabras clave:
Teoria da autodeterminação, Estilo motivacional, Motivação extrínseca.Resumen
O ambiente de sala de aula é apontado como fator determinante do interesse dos alunos com conteúdos escolares. Nesse contexto, o estilo motivacional do professor é considerado uma das principais influências na motivação dos estudantes. A literatura aponta para uma predominância de motivação extrínseca em relação à escola em decorrência, principalmente, das ações do professor em sala de aula. Neste trabalho serão apresentadas, na perspectiva da Teoria da Autodeterminação, as implicações do estilo motivacional do professor para o envolvimento de alunos. Além disso, serão descritos os procedimentos e resultados de uma etapa do trabalho de validação da versão brasileira de um questionário de avaliação do estilo motivacional do professor (Problems in Schools). Com base na literatura da área, foram elaborados itens de avaliação do estilo motivacional e esse instrumento inicial foi apresentado a um grupo de 10 professores. Neste artigo são apresentadas as análises das entrevistas realizadas após o contato com o instrumento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.