O sentido do trabalho para mulheres após a licença maternidade: um estudo com profissionais de educação

Autores/as

  • Cristiano de Jesus Andrade Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
  • Lucieneida Dováo Praun Universidade Federal do ABC (UFABC).
  • Hilda Rosa Capelão Avoglia Universidade Católica de Santos.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n2p147

Palabras clave:

Sentido no trabalho, Servidoras públicas, Licença maternidade, Psicodinâmica do trabalho

Resumen

Não raramente, o fim do período de licença maternidade tende a desencadear nas mulheres diversos tipos de sofrimento psíquico. Este, por sua vez, resulta de fatores diferenciados presentes na vida de cada trabalhadora. Este artigo apresenta resultados parciais de um estudo que teve por objetivo analisar o sentido do trabalho para mulheres egressas da licença maternidade. Adotou-se como método de investigação o estudo de caso. Participaram da pesquisa 13 servidoras da área da educação, todas vinculadas a administração pública de um município do Estado de Minas Gerais. A entrevista, qualitativa, semiestruturada, foi utilizada como instrumento de coleta, cujos resultados foram analisados à luz das premissas teóricas da psicodinâmica do trabalho. Os resultados indicaram que além de ensinar e aprender, em seus discursos trazem a afetividade como fator fundamental para o sentido no trabalho junto a crianças, mas também reconhecem que a busca por profissionalização é de extrema relevância para o desenvolvimento das atividades perante ao público.

Biografía del autor/a

Cristiano de Jesus Andrade, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor convidado no curso de MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas da UNIFENAS Campus Alfenas/MG

Lucieneida Dováo Praun, Universidade Federal do ABC (UFABC).

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professora visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC).

Hilda Rosa Capelão Avoglia, Universidade Católica de Santos.

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos.

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

ANDRADE, Cristiano de Jesus; PRAUN, Lucieneida Dováo; AVOGLIA, Hilda Rosa Capelão. O sentido do trabalho para mulheres após a licença maternidade: um estudo com profissionais de educação. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 147–158, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n2p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/33900. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Mundo(s) do trabalho, Modo(s) de trabalhar