Relações de subordinação em repúblicas universitárias de Ouro Preto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n2p189

Palabras clave:

Repúblicas universitárias de Ouro Preto, Relações de poder. Subordinação, Georg Simmel

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar, à luz das contribuições se Georg Simmel, como as repúblicas universitárias na cidade de Ouro Preto se organizam a partir das relações de poder e subordinação entre os alunos calouros e os alunos veteranos. Tradicionalmente denominados por “bixos”, em Ouro Preto, os calouros passam por “batalhas” para serem aceitos em repúblicas, tanto particulares quanto federais. O processo de coleta de dados deu-se por meio da triangulação das seguintes técnicas: entrevistas semiestruturadas realizadas com quatorze acadêmicos de repúblicas federais, na cidade de Ouro Preto; observação não participante e análise documental. Os dados coletados foram tratados com base na técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O que se observa é que, diferentemente das organizações empresariais, as relações de subordinação (e poder) não se fazem tão descompensadas – talvez, pelo fluxo constante das repúblicas e a rotatividade de seus membros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Macha do Saraiva de Albuquerque Maranhão, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, MG. Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto. Coordenadora do Observatório C.A.F.E. - Observatório em Crítica, Formação e Ensino em Administração

Talita Almeida Fernandes, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

André Felipe Vieira Colares, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. André Felipe Vieira Colares. Professor Substituto de Administração na Universidade Federal de Ouro Preto.

Publicado

2018-02-15

Cómo citar

MARANHÃO, Carolina Macha do Saraiva de Albuquerque; FERNANDES, Talita Almeida; COLARES, André Felipe Vieira. Relações de subordinação em repúblicas universitárias de Ouro Preto. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 189–202, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2017v38n2p189. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/28670. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.