As TIC, geradoras da nova cultura informática: uso da “Aula Virtual”, Universidad Nacional, Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p119Palabras clave:
Nova Cultura, Informática, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Aula VirtualResumen
Os profissionais universitários encarregados dos processos educativos estão conscientes que o uso das tecnologias da informação e comunicação tem um impacto significativo no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, uma vez que colaboram no fortalecimento de suas competências para a vida e para o trabalho que pretendem realizar nas instituições nas quais se dedicarem ou nos empreendimentos que consigam desenvolver, porque inserir-se na sociedade do conhecimento deve ser uma constante independentemente do nível educativo, área ou disciplina de formação. Os aprendizes devem ser capacitados considerando os aspectos metodológicos e práticos das TIC como ferramenta informática dentro das estruturas curriculares, contempladas como uma nova cultura, razão pela qual é necessário compreender seus principais aspectos: seu conhecimento e seu uso, para conseguir entender como se gera, como se armazena, como se transforma, como se transmite e como se acessa a informação. Para alcançar esta tarefa nos cenários universitários de hoje em dia, os acadêmicos e estudantes da Universidad Nacional de Costa Rica contam com o uso de uma das ferramentas mais inovadoras que tem dado a esta experiência prática um valioso aporte aos processos de ensino-aprendizagem, tal é o caso da plataforma informática “Aula Virtual”, que tem como objetivo propiciar espaços interativos de comunicação tecnológica para o adequado aproveitamento do tempo, espaço e apoio à abordagem da temática proposta na grade curricular dos cursos que, em suas distintas carreiras, são oferecidos nesta casa de ensino.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.