Análise de validade e consistência de uma escala de transformação social para a avaliação de impacto do programa viravida
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p3Palabras clave:
Avaliação de impacto, Análise fatorial, Programa ViraVida.Resumen
Segundo estimativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de um milhão de crianças em todo o mundo são diretamente afetadas pela violência sexual, sendo que praticamente um terço do total de casos ocorrem no Brasil. O Projeto ViraVida atua para reduzir o problema no país, resgatando adolescentes e jovens nesta situação, proporcionado atendimento psicológico, educacional e profissionalizante, incluindo inserção e acompanhamento dos mesmos no mercado de trabalho. Neste contexto, o objetivo deste estudo é realizar a análise de validade e consistência da Escala de Transformação Social do Projeto ViraVida. É a segunda etapa da avaliação de impacto do Projeto para verificação de possíveis impactos para o fortalecimento da autonomia, direitos sociais e cidadania de adolescentes e jovens de 16 a 24 anos em situação de exploração sexual. A metodologia foi fundamentada nos procedimentos da Análise Fatorial, incluindo a verificação da consistência interna da Escala completa e seus Domínios específicos. Ambos se mostraram consistentes, com Alpha de Cronbach maior que 0,7. Os resultados fornecem segurança para a realização da etapa posterior prevista para a avaliação do ViraVida: pesquisa avaliativa junto aos adolescentes e jovens nos 11 Estados e 14 cidades onde o ViraVida está em cursoDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.