A era pós-televisiva e a mediação de sentidos: uma perspectiva interdisciplinar

Autores/as

  • Eduardo Portanova Barros Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Thayane Cazallas do Nascimento Mestre em Ciências Sociais pela Unisinos-RS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2013v34n2p229

Palabras clave:

Televisão, Imaginário, Simbólico

Resumen

O presente trabalho se propõe a analisar a questão televisiva na pós-modernidade como mediadora de sentidos a partir de uma abordagem complexa e interdisciplinar. Este artigo é um contraponto ao livro “O homem na era da televisão”, de Jean-Jacques Wunenburger. Procuramos situar a televisão para além da crítica, buscando um sentido da comunicação na vida social e nos domínios do imaginário e do simbólico. A referência crítico-judicativa se dilui no cotidiano pós-moderno, que se afasta das explicações totalizantes e binárias. O caminho da complexidade acaba sustentando com mais eficácia a relação entre o Eu-Outro, entre o Eu e o objeto e entre Eu e o mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Portanova Barros, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Jornalista, professor, pós-doutor Université de Paris V (CEAQ/Sorbonne), pesquisador do Laboratório de Políticas Culturais no Brasil (LAPCAB/Unisinos), junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos, e do Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário da UFRGS.

Thayane Cazallas do Nascimento, Mestre em Ciências Sociais pela Unisinos-RS

Mestre em Ciências Sociais pela Unisinos-RS.

Publicado

2013-12-14

Cómo citar

BARROS, Eduardo Portanova; DO NASCIMENTO, Thayane Cazallas. A era pós-televisiva e a mediação de sentidos: uma perspectiva interdisciplinar. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 229–240, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2013v34n2p229. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/17266. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.