Redes sociais online em projetos de educação a distância: o caso do projeto-piloto “Geração Movimento” (2015)

Autores/as

  • Bruno Leal Pastor de Carvalho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p53

Palabras clave:

Educação a distância, Rede social, Comunidade de prática.

Resumen

Em 2015, a Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil e a Coca-Cola Brasil, realizou um projeto-piloto de formação continuada de modalidade híbrida (presencial e a distância) para 145 professores do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de Joinville, Santa Catarina. Este proje-to, chamado “Geração Movimento”, visou desenvolver conceitos relacionados ao corpo, à atividade física e ao movimento corporal. O presente trabalho se debruça sobre a rede social na internet que integrou à parte a distância do projeto. São focados, neste sentido, o engajamento dos participantes, suas respostas frente às estratégias de comunicação dos gestores e o uso das principais ferramentas tecnológicas desta rede.

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Biografía del autor/a

Bruno Leal Pastor de Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Historia Social (PPGHIS/UFRJ), Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Fundador e editor da rede social Café Historia. http://cafehistoria.ning.com. Membro da Rede Brasileira de História Pública.

Publicado

2016-11-30

Cómo citar

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Redes sociais online em projetos de educação a distância: o caso do projeto-piloto “Geração Movimento” (2015). Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 53–66, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n1p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/26039. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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