Escutas na imagem e realce do grotesco pelo sublime em Laranja Mecânica

Autores

  • Wander Lourenço da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Miguel Luiz Contani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2013v34n1p87

Palavras-chave:

Estética, Semiótica, Audiovisual, Comunicação

Resumo

Este artigo analisa o resultado estético da relação entre os elementos imagéticos e sonoros do filme Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. A fundamentação teórica provém dos conceitos das categorias estéticas tratadas por Sánches Vázquez, do conceito de feio de Umberto Eco, das categorias de sons e dos modos de escuta contemplados na Teoria Cinematográfica de Produção Sonora (Film Sound) proposta por Michel Chion, e das formulações da estética à luz da semiótica de C. S. Peirce. Conclui-se que o código sonoro contribui para realçar a ambiguidade presente na maior parte do filme, sobretudo nos momentos de aplicação da violência de estado e de sistema. Analisando algumas cenas segundo as escutas reduzida, causal, e semântica, pode-se afirmar que a música, ao agregar à cena elementos estéticos contrastantes aos imagéticos, produz uma sensação de realce do grotesco pela mistura de prazer e horror e, por vezes, pela presença do cômico.

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Biografia do Autor

Wander Lourenço da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da Universidade Estadual de Londrina.

Miguel Luiz Contani, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente do Curso de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

09.07.2013

Como Citar

DA SILVA, W. L.; CONTANI, M. L. Escutas na imagem e realce do grotesco pelo sublime em Laranja Mecânica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 87–98, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2013v34n1p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/15329. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre