Educação Física na escola: formando, conformando, transformando

Autores

  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1996v17n3p338

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Desporto, Cidadania.

Resumo

Ao considerarmos as possibilidades de atuação da Educação Física na escola, emergem de imediato questões relacionadas ao contexto social em seu sentido mais amplo. Tendo a escola o papel de formar o cidadão, a Educação Física, conseqüentemente, também assume parcela de responsabilidade nessa tarefa. Entretanto, deve-se atentar ao fato de que essa intervenção na vida escolar refletirá nos cidadãos por vir. As intervenções no cotidiano escolar podem colaborar tanto para a conformação quanto para a transformação do indivíduo e seu ambiente social. Uma Educação Física apoiada em pressupostos teórico-metodológicos crítico-criativos e que almeja uma participação efetiva no projeto sócio-políticopedagógico da escola supõe um rompimento radical com a perspectiva reducionista, desportivocompetitivista, que é preponderante em nossas escolas.


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Biografia do Autor

Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual de Londrina

Professor da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

20.12.1996

Como Citar

CRUZ, Gilmar de Carvalho. Educação Física na escola: formando, conformando, transformando. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 338–344, 1996. DOI: 10.5433/1679-0383.1996v17n3p338. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9481. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre