Dinâmica da modernização agropecuária no norte paranaense, 1970-85
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1993v14n3p170Palavras-chave:
Modernização agropecuária, Análise multivariada, Norte paranaenseResumo
Este trabalho analisa a dinâmica da modernização agropecuária do norte paranaense no período de 1970 à 1985. Para tanto foram selecionados trinta indicadores da modernização relacionados com: concentração no acesso à terra, uso da terra e mudanças na pauta de produtos, uso de tecnologia e capitalização, e condição da mão-de-obra; e relacionadas através de métodos de análise multivariada. A fonte de dados constituiu-se basicamente nos Censos Agropecuários do IBGE, dos anos de 1970, 1980 e 1985. Os resultados evidenciam que há nítidas diferenças internas quanto ao grau de incorporação do processo de modernização, ou mesmo da maneira como se expressa essa modernização, nos vários grupos de municípios. De maneira geral, a modernização no norte paranaense levou à substituição das lavouras permanentes pelas temporárias, pastagens e a aumentos da concentração fundiária e da mão-de-obra assalariada.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.