Estratégias de prevenção da AIDS

Autores

  • Maria Ângela Silveira Paulilo Universidade Estadual de Londrina
  • Leila Sollberger Jeolás Universidade Estadual de Londrina
  • Maria do Carmo Manfredini Elisbão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1993v14n3p159

Palavras-chave:

HIV/AIDS, Educação em saúde.

Resumo

O trabalho apresentado é resultado da análise dos dados obtidos no projeto de extensão: "AIDS: da informação e educação à prevenção", realizado pelos Departamentos de Serviço Social, Ciências Sociais e Clínica Médica da Universidade Estadual de Londrina -UEL, em convênio com a Associação Londrinense Interdisciplinar de AIDS-ALIA, de fevereiro a dezembro de 1992. Os objetivos do projeto foram a sensibilização da população para a gravidade da pandemia e a necessidade da adoção de práticas preventivas e seu desenvolvimento se deu através de palestras educativas. O objetivo do presente texto é avaliar o aumento do grau de conhecimento e a predisposição para mudança de comportamento, através de estratégias como a utilizada, ou seja, palestra educativa como mecanismo de prevenção da AIDS. A metodologia utilizada para mensuração dos resultados foi baseada na aplicação de questionários com questões fechadas antes e depois da palestra educativa. A análise dos dados indica que informações básicas sobre AIDS são absorvidas, embora noções pré-concebidas permaneçam. A conclusão aponta para a validade de palestras educativas no estágio inicial de sensibilização para a questão da AIDS. São, no entanto, do ponto de vista do trabalho preventivo, de eficácia limitada, demandando estratégias complementares.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ângela Silveira Paulilo, Universidade Estadual de Londrina

Assistente Social, Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina, coordenadora do Projeto AIDS: da informação e educação à prevenção. Caixa Postal 6001, Londrina, Paraná, Brasil, CEP 86051-970.

Leila Sollberger Jeolás, Universidade Estadual de Londrina

Antropóloga, Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, Supervisora do Projeto.

Maria do Carmo Manfredini Elisbão, Universidade Estadual de Londrina

Médica, Professora do Departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Londrina, Supervisora do Projeto.

Downloads

Como Citar

PAULILO, Maria Ângela Silveira; JEOLÁS, Leila Sollberger; ELISBÃO, Maria do Carmo Manfredini. Estratégias de prevenção da AIDS. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 159–169, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.1993v14n3p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9435. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)