A erosão urbana de Paranavaí/PR: estudo com base no emprego de fotografias aéreas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1993v14n3p151Palavras-chave:
Erosão, Urbana, Paranavaí/PRResumo
A região Noroeste do Estado do Paraná foi colonizada a partir da década de quarenta deste século com o objetivo básico da produção cafeeira; para tanto desenvolveu-se um planejamento agrícola, urbano e viário de toda a região aos moldes daquele que se desenvolvia na parte Norte do Estado, implementado pela CTNP -Companhia de Terras Norte do Paraná. A ascensão da cafeicultura no Noroeste do Estado do Paraná foi tão rápida quanto seu declínio devido, sobretudo, à fragilidade do solo (derivado do Arenito Caiuá) e às formas de produção no campo e localização e traçado das cidades e vias de circulação. As principais cidades da região Paranavaí: dentre elas -passaram a apresentar, logo após sua fundação, problemas sociais e econômicos decorrentes de enormes erosões (ravinas e voçorocas) localizadas em suas periferias urbanas. O emprego de fotografias aéreas no estudo das erosões urbanas da cidade de Paranavaí se constitui em importante técnica auxiliar na compreensão da gênese e dinâmica das mesmas.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.