Aluno do curso noturno (1° grau): um estudo de sua identidade social e de seu auto-conceito
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1992v13n3p173Palavras-chave:
Curso Noturno de 1° grau, Aluno do noturno, Identidade social, Auto conceito.Resumo
O presente trabalho teve como principal objetivo investigar a identidade social de alunos de curso noturno e identificar os elementos dessa identidade que fazem parte do auto-conceito desses estudantes. Como sujeitos, foram selecionados estudantes de dois colégios estaduais de um município do Norte do Paraná. Fez-se uso do procedimento experimental que elucida os conteúdos do auto-conceito -desenvolvido por Zavalloni, selecionando-se para isso dois grupos de sujeitos: dezesseis estudantes do curso noturno e dezesseis do diurno. Cada elemento teve como tarefa atribuir características para seu "in group" e para o “out-group", apontando as que fazem parte de seu auto-conceito. FICOU evidenciada a diferença entre “Nós" e “Eles"; cada membro, pelo processo de comparaç4o, avaliou "Nós" mais positivamente que "Eles" e atribuiu ao seu auto-conceito um número maior de características positivas que negativas. A característica essencial presente na identidade social e no auto-conceito do 1° ano noturno foi: interesse pelo estudo em função de ver nele um meio de "subir na vida". Os dados encontrados confirmam a necessidade da comparação entre grupos para a formação da identidade social e o papel dessas na formação do auto-conceito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.