Aluno do curso noturno (1° grau): um estudo de sua identidade social e de seu auto-conceito

Autores

  • Mary Neide Damico Figueiró Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Alice Vanzolini da Silva Leme Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1992v13n3p173

Palavras-chave:

Curso Noturno de 1° grau, Aluno do noturno, Identidade social, Auto conceito.

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo investigar a identidade social de alunos de curso noturno e identificar os elementos dessa identidade que fazem parte do auto-conceito desses estudantes. Como sujeitos, foram selecionados estudantes de dois colégios estaduais de um município do Norte do Paraná. Fez-se uso do procedimento experimental que elucida os conteúdos do auto-conceito -desenvolvido por Zavalloni, selecionando-se para isso dois grupos de sujeitos: dezesseis estudantes do curso noturno e dezesseis do diurno. Cada elemento teve como tarefa atribuir características para seu "in group" e para o “out-group", apontando as que fazem parte de seu auto-conceito. FICOU evidenciada a diferença entre “Nós" e “Eles"; cada membro, pelo processo de comparaç4o, avaliou "Nós" mais positivamente que "Eles" e atribuiu ao seu auto-conceito um número maior de características positivas que negativas. A característica essencial presente na identidade social e no auto-conceito do 1° ano noturno foi: interesse pelo estudo em função de ver nele um meio de "subir na vida". Os dados encontrados confirmam a necessidade da comparação entre grupos para a formação da identidade social e o papel dessas na formação do auto-conceito.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mary Neide Damico Figueiró, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de londrina, Caixa Postal 6001, CEP 86051-970, Londrina - Paraná -Brasil, Mestranda em Psicologia Escolar da USP.

Maria Alice Vanzolini da Silva Leme, Universidade de São Paulo - USP

Departamento de Psicologia Experimentada USP.

Downloads

Publicado

29.11.2004

Como Citar

FIGUEIRÓ, M. N. D.; LEME, M. A. V. da S. Aluno do curso noturno (1° grau): um estudo de sua identidade social e de seu auto-conceito. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 173–179, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1992v13n3p173. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9425. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre