Aluno do curso noturno (1° grau): um estudo de sua identidade social e de seu auto-conceito
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1992v13n3p173Palavras-chave:
Curso Noturno de 1° grau, Aluno do noturno, Identidade social, Auto conceito.Resumo
O presente trabalho teve como principal objetivo investigar a identidade social de alunos de curso noturno e identificar os elementos dessa identidade que fazem parte do auto-conceito desses estudantes. Como sujeitos, foram selecionados estudantes de dois colégios estaduais de um município do Norte do Paraná. Fez-se uso do procedimento experimental que elucida os conteúdos do auto-conceito -desenvolvido por Zavalloni, selecionando-se para isso dois grupos de sujeitos: dezesseis estudantes do curso noturno e dezesseis do diurno. Cada elemento teve como tarefa atribuir características para seu "in group" e para o "out-group", apontando as que fazem parte de seu auto-conceito. FICOU evidenciada a diferença entre "Nós" e "Eles"; cada membro, pelo processo de comparaç4o, avaliou "Nós" mais positivamente que "Eles" e atribuiu ao seu auto-conceito um número maior de características positivas que negativas. A característica essencial presente na identidade social e no auto-conceito do 1° ano noturno foi: interesse pelo estudo em função de ver nele um meio de "subir na vida". Os dados encontrados confirmam a necessidade da comparação entre grupos para a formação da identidade social e o papel dessas na formação do auto-conceito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mary Neide Damico Figueiró, Maria Alice Vanzolini da Silva Leme

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















