A questão da “Alienação" em Karl Marx o exemplo da obra de arte - (sugestões para um debate)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1991v12n3p119Palavras-chave:
Alienação, Fetichismo, Mercadoria, -Objetividade, Subjetividade, Indivíduo, Sociedade.Resumo
O presente trabalho discute, a partir de alguns textos de Karl Marx, as condições de “alienação" às quais os homens estão submetidos na sociedade capitalista. Esta “alienação" ultrapassa as questões puramente objetivas ou ligadas ao caráter da produção material, alcançando a "interioridade" dos sujeitos e estruturando as suas subjetividades. Esse debate ao mesmo tempo em que levanta questões importantes sobre a essência da sociedade capitalista, permite a emergência de reflexões sobre a relação individuo e sociedade. Especialmente, ao enfatizar a contradição entre a natureza criadora, transformadora e ativa do homem e a forma como estas dimensões se expressam no modo de produção capitalista. Ou seja, ao estar submetido às leis da produção capitalista o ser do homem como ser livre e criador é negado. Portanto, perde a possibilidade de desenvolver as suas potencialidades e de produzir livremente e universalmente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.