Autononomia na formação de professores por meio de gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n2p145Palavras-chave:
Formação de professores, Gêneros textuais, Autonomia.Resumo
Exige-se hoje o desenvolvimento da autonomia dos professores em formação. É por meio da linguagem que o professor reflete acerca de sua prática, pesquisando novas alternativas para a atuação em sala de aula. Por isso, é proposta a abordagem de gêneros (CRISTOVÃO, 2005) para se alcançar esta atividade reflexiva, esta autonomia. Reconhecendo esta possibilidade de se desenvolver a autonomia por meio de uma abordagem de gêneros, este estudo vem discutir, com bases em dados coletados (procedimentos utilizados por professores formadores de diferentes instituições brasileiras) até que ponto a abordagem a partir dos gêneros promove a autonomia dos professores. Também se busca relatar que procedimentos demonstram esse desenvolvimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.