Estratégias de leitura utilizadas por licenciandos de áreas distintas para lerem textos de estudo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p111Palavras-chave:
Leitura, Estratégias de Leitura, Ensino Superior.Resumo
O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em distintos cursos de licenciatura de uma IES pública. A opção para a seleção de alunos de licenciatura deve-se a que eles, como futuros professores, independente da disciplina que venham a ministrar, serão responsáveis pela formação de seus alunos como leitores. Os alunos participantes (N=366) encontravam-se matriculados no primeiro e quarto ano dos cursos de Biologia (n=59), Filosofia (n=32), Geografia (n=124), Letras Clássicas e Vernáculas (n=106) e Matemática (n=45). Para a coleta de dados, foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho, e informado que, ao responderem, deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos em seu curso. Comparações entre as séries e áreas dos cursos foram realizadas. De modo geral, os resultados assinalam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos acadêmicos prescritos. A necessidade de os professores do Ensino Superior se preocuparem ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem é ressaltada.Downloads
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