Controle biológico de Culicidae (Díptera) por Copelatus SP. N. (Coleóptera Dytiscidae) na floresta amazônica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1986v7n2p49Palavras-chave:
Dytiscidae, Copelatus, Culicidae, Controle biológico.Resumo
Existem na literatura inúmeras citações, referentes a Coleópteras da família Dytiscidae, incriminando-os como predador de larvas de Culicidae. Foi introduzido em uma área de mata primaria recipiente contendo água, com o objetivo de identificar um predador para as larvas de mosquito. Coletou-se um Dytiscidae, espécie nova do gênero Copelatus que exerce ação predatória sobre as larvas de mosquito. Estudou-se seu comportamento em campo observando-se a colonização dos recipientes e sua atuação positiva no controle de Culicidae. Em laboratório foi estudado Fatores de Resistência a dessecação, dispersão, respiração aquática, comportamento frente a outro predador e influência sobre o desenvolvimento das larvas de Culicidae. Copelatus mostrou-se eficiente agente de controle biológico das larvas de Culicidae em pequenos reservatórios de água.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.