A endogeneidade da crise fiscal do estado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1985v6n2p80Palavras-chave:
Crise fiscal, Setor nominal e setor real, Correção monetária, Indexação, Hiato financeiro, Empresas estatais.Resumo
Um dos fatores principais influenciando o problema de iliquidez na atual economia brasileira é a intervenção estatal na atividade econômica. Inicialmente a intervenção do Estado pode ser vista sob dois prismas: como regulador da economia com suas atividades de política econômica, e como empresário, quer participando diretamente como produtor e agente financeiro, quer participando indiretamente como implementador de programas setoriais da atividade econômica. Na aplicação de sua estratégia de crescimento, o setor público, agindo por meio de uma grande variedade de programas de crédito subsidiado, incentivos fiscais, preferências tarifárias, etc, e com seus próprios investimentos diretos, substituiu progressiva-mente o mercado como principal distribuidor do investimento na economia. A conseqüente proliferação e crescimento da instituição do setor público e dos canais de financiamento de suas atividades enfraqueceram o controle orçamentário geral das autoridades econômicas centrais. Entrementes, o crescente déficit consolidado no setor público passava a onerar cada vez mais os recursos para a economia em geral
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.