Avaliação de perdas na colheita de soja (Glycine max (L.) Merrill) através do método volumétrico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1985v6n2p48Palavras-chave:
Perda, Colheita, Soja, Avaliação, Método volumétrico.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar as perdas na colheita de soja em 30 propriedades agrícolas nos municípios de Cambe, Londrina e Sertanópolis no ano agrícola 82/83, através do Método de Avaliação Volumétrica. Este método consiste na utilização de um recipiente (copo) plástico graduado, com 4,5 cm de diâmetro e 14 cm de altura. Os grãos de soja perdidos durante a colheita, ou mesmo antes da colheita por deiscência natural, são coletados de uma área conhecida e colocados no recipiente. Pela correlação volume-peso tem-se a quantidade de soja perdida, em kg/ha. Os resultados mostraram que as perdas ocorridas nas lavouras de Cambe foude 1,45 sc/ha; de Londrina 1, 78 sc/ha e Sertanópolis 0,9 se/ha. A média das perdas ocorridas nas 30 propriedades nos três municípios, foi de 1,4 sc/ha.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.