Estudos epidemiológicos sobre Demodex canis em Londrina, PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1985v6n1p36Palavras-chave:
Sarna demodécica, Demodex canis, Afecções da pele.Resumo
Foram estudados 340 exames de raspado de pele de cães, no Laboratório de Parasitologia do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina, PR. Este material, foi colhido de cães com afecções de pele, atendidos no Hospital Veterinário desta Universidade e em clínicas particulares da região, e chegou ao laboratório para pesquisar presença de ectoparasitas, durante o período de janeiro de 1980 a dezembro de 1983. Do total de raspados (340) estudados, 96 (28,24%) apresentaram Oemodex canis , em quantidades e formas variáveis, apresentando relação clínica com a doença. O diagnóstico de sarna demodécica foi baseado na sintomatologia clínica e na presença do agente etiológico no raspado de pele, detectado através de microscopia direta em solução de hidróxido de Potássio (KOH) a 10%. Nas condições em. que foi realizado o presente estudo e baseado nos seus resultados, pode-se concluir que animais entre zero e doze meses de idade são mais susceptíveis; que a raça parece influenciar no aparecimento de sarna demodécica; que o sexo não influenciou na ocorrência de casos positivos, nos animais examinados; que não houve variação sazonal na distribuição dos casos de sarna demodécica.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.