Dispêndios com alimentos no Brasil: uma contribuição ao estudo da forma funcional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1982v3n10p127Resumo
Contribuição ao estudo das formas funcionais de demanda agregada de alimentos, utilizando dados de corte seccional do ENDEF, a técnica de Box-Cox e modelos tradicionais de demanda. Resultados mostraram que o emprego de formas funcionais arbitrárias tende a produzir erros de estimação em até 552%, Verificou-se, também, que resultados obtidos com o procedimento de Box-Cox, são perfeitamente coerentes com as expectativas a priori e com evidência empírica, permitindo um ajustamento superior ao obtido pelos modelos tradicionalmente utilizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Hideharu Carlos Ikehara

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















