Avaliação de habilidades de prontidão mediante o inventário de capacidades primarias de valett e nível de desempenho em leitura

Autores

  • Vani Ruiz Viessi Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Aparecida Trevisan Zamberlan Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1980v2n6p67

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as possíveis relações entre três variáveis-critério de realização em leitura: Inventário de Capacidades Primárias de Valett, atribuição de notas pelos professores e desempenho dos sujeitos numa tarefa de ditado de palavras. Os sujeitos foram doze crianças, matriculadas na primeira série do I Grau, de escolas públicas de Londrina, com idade de 7 anos e 8 meses, procedentes de classe média urbana, sendo a metade alfabetizada pelo método misto (fanico) e a outra metade pelo método visual. O material empregado consistiu do Inventário de Capacidades Primárias de Valett, boetim de ntoas dos alunos e cartões contendo as palavras do ditado. Os resultados indicaram que houve diferença estatisticamente significante com referência ao desempenho no Inventário de Capacidades Primárias de Valett x Ditado de Palavras, em favor do grupo instruído pelo método visual (Mann Whitney U Test). No teste estatístico de correlação por postos (Spearman) entre as três variáveis-critério apenas uma correlação estatisticamente significante foi encontrada para Valett x Ditado de palavras (Critério II) favorecendo o grupo treinado pelo método visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vani Ruiz Viessi, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Educação — FUEL.

Maria Aparecida Trevisan Zamberlan, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Psicologia — FUEL

Downloads

Como Citar

VIESSI, Vani Ruiz; ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan. Avaliação de habilidades de prontidão mediante o inventário de capacidades primarias de valett e nível de desempenho em leitura. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 2, n. 6, p. 67–71, 2010. DOI: 10.5433/1679-0383.1980v2n6p67. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7231. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre