Democracia dos antigos x democracia dos modernos – uma revisão de literatura

Autores

  • Alexandre José Pierini Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2008v29n2p125

Palavras-chave:

Democracia, Democracia dos modernos, Democracia dos antigos, Representação política.

Resumo

O presente trabalho se caracteriza como uma revisão de literatura sobre o tema democracia. Para a consecução da revisão, buscou-se expor no primeiro momento a realização de um breve retrospecto histórico da democracia. Esse retrospecto é importante porque a democracia possuía vínculos com a participação direta do cidadão nas tomadas de decisão. A democracia dos modernos por sua vez, se relacionada com a representação política, onde o cidadão participa por meio de mecanismos criados pelo Estado para eleger os seus representantes. O ponto nevrálgico e que marca sobretudo os aspectos relacionados a esta revisão de literatura é a crise inerente do sistema democrático em voga e que necessita sobremaneira de um processo de revisão. A crise da democracia conduz ao estabelecimento de pontos de convergência entre a democracia dos antigos e a democracia dos modernos mecanismos de participação direta estão sendo pensados e mesclados junto à democracia dos modernos com o intuito de recriar o sistema político vigente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre José Pierini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Especialista em Ciência Política. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG. Professor e Diretor Acadêmico do Instituto Afro-brasileiro de Pós-Graduação e Extensão e Diretor da A&J Assessoria Política.

Downloads

Publicado

29.11.2008

Como Citar

PIERINI, A. J. Democracia dos antigos x democracia dos modernos – uma revisão de literatura. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 125–134, 2008. DOI: 10.5433/1679-0383.2008v29n2p125. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/5464. Acesso em: 14 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre