Metodologias alternativas: aproximações entre Paulo Freire e as epistemologias do sul, características e interfaces possíveis

Emancipación; dialogicidad; epistemologías del Sur; liberación; autonomía; crítica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2022v43n2p233

Palavras-chave:

Emancipação, Dialogicidade, Epistemologias do sul, Libertação, Autonomia, Crítica

Resumo

Através de pesquisa bibliográfica, pretendemos nesse texto, pensar criticamente a possibilidade de olhar para o todo de algo e, ao mesmo tempo, o que o condiciona a identificar cada parte que conforma esse todo. É a partir daí que o sujeito assume um lugar: um ponto de vista, segundo Freire (2015). É nesse processo que a democracia encontra seu fundamento, na diversidade de pontos de vista e na possibilidade de assumirmos este ou aquele “lugar” depois de criticamente examinarmos os pensamentos anteriores. A emancipação é condição para que esse processo aconteça. Ocorre que, é através da educação que coletamos os elementos para que nossa constituição emancipatória seja possível. Nesta trilha, encontramos na dialogicidade trazida por Freire (1987) um dos caminhos possíveis para que a democracia opere conforme seu conceito (meio) e a educação atue na direção e com vistas a emancipação (fim). Nesta mesma perspectiva crítica é que caminham as epistemologias do Sul, através da ecologia dos saberes e da sociologia das ausências. Boaventura de Sousa Santos (2018) nos ensina que estar com Freire é estar dentro dos diálogos Sul/Sul. Este trabalho ocupa-se em pensar a educação libertadora e emancipatória sob a luz do pensamento de Freire com as epistemologias do sul.

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Biografia do Autor

Ascísio dos Reis Pereira, Universidade Federal Santa Maria - UFSM

Doutor em Educação pela Unicamp. Professor associado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra S/A, 1995.

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FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

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FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2018.

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Publicado

23.12.2022

Como Citar

PEREIRA, Ascísio dos Reis. Metodologias alternativas: aproximações entre Paulo Freire e as epistemologias do sul, características e interfaces possíveis: Emancipación; dialogicidad; epistemologías del Sur; liberación; autonomía; crítica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 233–240, 2022. DOI: 10.5433/1679-0383.2022v43n2p233. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/48462. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê