Estudo da expressão criativa da criança e do adolescente com câncer em casas de apoio

Autores

  • Maria Carmen Batista Bahia Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2002v23n1p129

Resumo

A partir da premissa de que “expressão” e o modo de manifestação e configuração, com ajuda instrumental, de sentimentos, de ações ou pensamentos, buscamos neste estudo, entender como o trabalho expressivo, com recursos artísticos, vem estabelecer um ponto de apoio no atendimento mais integral da criança e do adolescente com câncer, estimulando a continuidade de seu processo natural de desenvolvimento. Estabelecemos que as qualidades expressivas são seus meios de comunicação, prendem sua atenção, possibilitam o entendimento e a interpretação das experiências, bem como determinam os padrões formais por eles criados. A inserção da prática criativa, sob essas condições, pressupõe um encadeamento de atividades com a intenção de obter um resultado minimamente eficaz. Este estudo não visa a soluções, mas ao acompanhamento da experiência criativa com linguagens artísticas, escolhidas de acordo com a problemática da criança doente. O instrumento central da pesquisa foi um ateliê de arte – a oficina criativa – que serviu diretamente a grupos de crianças e adolescentes carentes e com câncer, que se encontravam hospedados em casas assistenciais de apoio localizadas na região de São Paulo. Seguimos algumas experimentações de campo, de onde obtivemos vários caminhos possíveis para a expressão gerada por recursos artísticos e de linguagem. Procuramos colher, em cada exemplo, aspectos dessa expressão e seus diferentes modos de manifestação no desenho, pintura, colagem e linguagem verbal. A idéia foi estruturar o trabalho, entrecruzando questões levantadas pela arte-educação e arte-terapia, explorando os diferentes aspectos, conceituais e concretos, que norteiam as alternativas metodológicas da prática criativa. Propomos, por fim, uma análise compreensiva, considerando os aspectos operacionais e motivadores do processo de criação encontrados nos recursos artísticos. Ao tentar entender as contribuições potenciais dos recursos artisticos no espaço do câncer infantil, buscamos considerar como a relação entre processo criativo e processo terapêutico pode ajudar a criança a melhorar sua qualidade de vida, no sentido mais lúdico de viver, apesar da doença.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Carmen Batista Bahia, Universidade Estadual de Londrina

 

Professora adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002)

Downloads

Publicado

28.11.2002

Como Citar

BAHIA, M. C. B. Estudo da expressão criativa da criança e do adolescente com câncer em casas de apoio. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 129–130, 2002. DOI: 10.5433/1679-0383.2002v23n1p129. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3860. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de revisões