Características do presidencialismo no Brasil e fragilidade democrática: dificuldades de controle do presidente da república no Brasil

Autores

  • Marcos Antônio Striquer Soares Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2003v24n1p1

Palavras-chave:

Presidencialismo, controle do presidente, fragilidade democrática, democracia.

Resumo

O objeto de estudo do trabalho é o presidencialismo brasileiro. A partir de suas características, analisamos diversas competências dos Poderes Executivo e Legislativo. Há uma concentração de competências (ou de poderes) nas mãos do presidente da República, e, além disso, o sistema não tem mecanismos apropriados para atribuir responsabilidade ao chefe do Executivo federal e retirá-lo do cargo. Essa particularidade torna esse sujeito excessivamente forte dentro do sistema, a tal ponto que ele acaba concentrando as decisões quanto aos destinos do Estado. O bom funcionamento do governo depende muito mais da pessoa que exerce o cargo de Presidente do que das Instituições estabelecidas. Conseqüências destas circunstâncias são a fragilidade democrática e a dificuldade de controle político (e até mesmo jurídico) dos atos do Presidente da República.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Antônio Striquer Soares, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Direito do Estado/Direito Constitucional pela PUC de São Paulo. Professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

23.06.2003

Como Citar

SOARES, M. A. S. Características do presidencialismo no Brasil e fragilidade democrática: dificuldades de controle do presidente da república no Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–24, 2003. DOI: 10.5433/1679-0383.2003v24n1p1. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3832. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre