A Previdência Social Brasileira como Política Pública de Renda nos Municípios do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p111Palavras-chave:
Previdência Social, Welfare State, . Políticas Públicas.Resumo
Este trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da Previdência Social Brasileira enquanto provedora de benefícios e instrumento de política pública de renda. O estudo parte da discussão sobre o surgimento e o esgotamento do Estado do Bem-Estar (Welfare State), passando para os antecedentes e a problematização da questão previdenciária brasileira. Na seqüência, faz-se referência ao papel da previdência nos rendimentos dos idosos e a influência dos benefícios previdenciários na economia dos municípios brasileiros, em destaque os que compõem a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), no Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.