Concepções sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho entre estudantes de Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2020v41n1p63Palavras-chave:
Formação profissional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Concepções.Resumo
Esta pesquisa investigou as concepções sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) entre estudantes de Psicologia do interior paulista. Foi realizada a comparação entre respostas de estudantes iniciantes e concluintes (n=99). Os dados foram coletados por meio de questionário individual, aplicado em cinco unidades de ensino mediante prévia autorização institucional e dos participantes. Devidamente tratados, os dados foram submetidos à análise de conteúdo. A hipótese que motivou esta pesquisa foi de que haveria diferença qualitativa entre respostas emitidas por estudantes iniciantes e concluintes, e que tal diferença seria decorrente da exposição dos mesmos aos conteúdos proporcionados pelo curso. Os resultados, contudo, não confirmaram essa hipótese. Eles refletem uma realidade de concepções sobre a POT que inspira cuidados e a organização de um conjunto de práticas, em nível interinstitucional, para promover melhorias. Assim, são propostas estratégias com a finalidade de contribuir para um melhor ensino da POT.Downloads
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