Pedagogia hospitalar: intervenções na unidade pediátrica a partir da contação de histórias

Autores

  • Kátia Regiane Rodrigues Universidade Paulista "Julio de Mesquista Filho" Bauru/SP
  • Maria Fatima Belancieri Centro Universitário de Adamantina
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Bauru/SP
  • Verônica Lima dos Reis Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - Bauru/SP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p53

Palavras-chave:

Pedagogia Hospitalar, Contação de Histórias, Classe Hospitalar.

Resumo

A criança ao ser hospitalizada por longo período de tempo perde o contato com o seu cotidiano, deixando de ir à escola, de brincar, o que poderá afetar suas condições psicoemocionais e sociais. Visando amenizar tais repercussões, diversas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas durante o período de hospitalização, como a contação de histórias, por exemplo. Assim, este estudo teve como objetivo estruturar e avaliar o desenvolvimento de uma proposta de intervenção a partir da Contação de Histórias para pacientes pediátricos hospitalizados. O estudo foi realizado na brinquedoteca de um hospital do interior paulista, a partir de 10 encontros, com duração de 40 a 60 minutos, utilizando-se diversos recursos lúdicos e histórias infantis. Participaram do estudo 50 crianças de ambos os sexos, com idades entre 1 e 13 anos. Os resultados apontaram que a Pedagogia Hospitalar e, especificamente, a Contação de Histórias pode trazer contribuições à instituição hospitalar e as crianças internadas, facilitando o enfrentamento do processo cirúrgico e hospitalização, bem como pode promover uma aproximação com o cotidiano escolar e a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Regiane Rodrigues, Universidade Paulista "Julio de Mesquista Filho" Bauru/SP

Especialista em Educação Especial pela Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Bauru/SP

Maria Fatima Belancieri, Centro Universitário de Adamantina

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Centro Universitário de Adamantina

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Bauru/SP

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Pós-Graduação Stricto Senso (Mestrado eDoutorado), Universidade Estadual “Julio de Mesquita Filho” - Bauru/SP.

Verônica Lima dos Reis, Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" - Bauru/SP

Doutora em Educação Escolar. Pesquisadora voluntária, Universidade Estadual “Julio de Mesquita Filho” - Bauru/SP

Downloads

Publicado

30.06.2018

Como Citar

RODRIGUES, Kátia Regiane; BELANCIERI, Maria Fatima; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho; DOS REIS, Verônica Lima. Pedagogia hospitalar: intervenções na unidade pediátrica a partir da contação de histórias. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 53–64, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n1p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/33005. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre