A família como fator de risco e de proteção na gestação, parto e pós-parto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n2p133Palavras-chave:
Família, Fator de Risco, Fator de Proteção, Puerpério.Resumo
O objetivo da pesquisa se constituiu em analisar os fatores de risco e de proteção relacionados às questões familiares em dois casos de puérperas que viveram a experiência de um parto normal com assistência humanizada. Foi realizada uma entrevista semiestruturada para investigar a Gestação o Parto e Pós-Parto e um questionário sócio demográfico. Para a análise dos dados, foi realizada análise qualitativa com análise de conteúdo. A participação ativa do cônjuge pôde ser entendida como fator principal de proteção. Observou-se que a forma como a relação familiar se constitui desde antes do momento da gestação pode influenciar diretamente no ciclo gravídico-puerperal. Considera-se que os fatores de risco e os fatores de proteção vivenciados durante a gestação se perpetuam durante o puerpério, acrescidos das demandas da maternidade. Sugere-se maior investimento de profissionais de saúde em intervenções para consolidação e estruturação da rede de apoio durante a gestação e no pós-parto.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Sociais e Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.