A gestão educacional com o i-Educar: análise da viabilidade de implantação no município de Palotina – Paraná

Autores

  • Raquel Angela Speck Universidade Federal do Paraná - UFPr, Campus Palotina http://orcid.org/0000-0002-6432-3349
  • Marcos Antonio Schreiner Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Josiane Patrícia Rodrigues Dos Santos Soares Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Lucas Bernardes da Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Gabriel Augusto Lenhart Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p65

Palavras-chave:

i-Educar, Software Educacional, Gestão Educacional

Resumo

A sociedade moderna vive um modelo de organização política, cultural e administrativa em que a gestão eficiente das instituições públicas adquiriu centralidade e contornos gerenciais. No caso das instituições de ensino não é diferente, na medida em que a gestão escolar também tem sido discutida sob a ótica da qualidade e da eficiência. No contexto de desenvolvimento e evolução das novas tecnologias de informação e comunicação, a administração destas instituições requer pessoas que possam utilizar informações gerenciais para tomar decisões ágeis, assertivas, de qualidade e baixo custo. Tais requisitos quanto ao trato das informações podem ser alcançados mais facilmente quando se utilizam software gerenciais que automatizam o sistema de informação, monitoramento e controle. Neste artigo, analisamos a aplicação do software livre denominado i-Educar, que auxilia na gestão de informações educacionais, apontando para a viabilidade de sua implantação no município de Palotina, no Estado do Paraná. Após serem apresentadas e analisadas as suas principais características e funcionalidades, conclui-se pela adequação deste sistema à realidade educacional do município, dado a inexistência neste de programas para o planejamento e gestão dos dados educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Angela Speck, Universidade Federal do Paraná - UFPr, Campus Palotina

Pedagoga. Doutoranda em Educação.

Marcos Antonio Schreiner, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná. Professor assistente da Universidade Federal do Paraná.

Josiane Patrícia Rodrigues Dos Santos Soares, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. Acadêmica do curso de Licenciatura em Computação da
Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.

Lucas Bernardes da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Gabriel Augusto Lenhart, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina

Downloads

Publicado

30.06.2018

Como Citar

SPECK, Raquel Angela; SCHREINER, Marcos Antonio; SOARES, Josiane Patrícia Rodrigues Dos Santos; SILVA, Lucas Bernardes da; LENHART, Gabriel Augusto. A gestão educacional com o i-Educar: análise da viabilidade de implantação no município de Palotina – Paraná. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 65–74, 2018. DOI: 10.5433/1679-0383.2018v39n1p65. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/31090. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre