Ensino de estatística aplicada à administração a distância: um estudo empírico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p89Palavras-chave:
Ensino de estatística, E-learning, Perfil do usuárioResumo
Este artigo tem como objetivos: avaliar a experiência dos alunos do curso de graduação em Administração da FEA-RP/USP nas atividades on-line de uma disciplina de Estatística Aplicada e conhecer as características de seu perfil. Focalizou-se uma disciplina semipresencial, que utilizou um ambiente virtual acessado via Internet para disponibilizar materiais didáticos digitais e realizar atividades como enquetes e discussões síncronas e assíncronas. Para o sucesso de um curso on-line, é necessário que os estudantes possuam estrutura adequada de acesso; assim, estudou-se o perfil dos alunos inscritos na matéria. Eles apresentaram estrutura de acesso favorável e conhecimentos sobre Internet, e-mail, chat e fórum, o que influenciou positivamente a satisfação com o curso. Ao final do semestre, realizaram-se grupos focais nos quais os alunos avaliaram a experiência na disciplina. Esta foi considerada positiva, e atribuiu-se flexibilidade ao curso, pois os materiais puderam ser acessados e os trabalhos entregues via Internet a qualquer hora e de qualquer lugar. A interatividade e o atendimento da tutoria contribuíram para a aprendizagem. No entanto, os alunos apontaram que, caso não houvesse obrigatoriedade, não teriam participado das atividades on-line, o que torna este ponto relevante no planejamento do curso. A EAD pode ser utilizada com sucesso no ensino de Estatística; porém, o planejamento cuidadoso é fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.