Ensino de estatística aplicada à administração a distância: um estudo empírico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p89Palavras-chave:
Ensino de estatística, E-learning, Perfil do usuárioResumo
Este artigo tem como objetivos: avaliar a experiência dos alunos do curso de graduação em Administração da FEA-RP/USP nas atividades on-line de uma disciplina de Estatística Aplicada e conhecer as características de seu perfil. Focalizou-se uma disciplina semipresencial, que utilizou um ambiente virtual acessado via Internet para disponibilizar materiais didáticos digitais e realizar atividades como enquetes e discussões síncronas e assíncronas. Para o sucesso de um curso on-line, é necessário que os estudantes possuam estrutura adequada de acesso; assim, estudou-se o perfil dos alunos inscritos na matéria. Eles apresentaram estrutura de acesso favorável e conhecimentos sobre Internet, e-mail, chat e fórum, o que influenciou positivamente a satisfação com o curso. Ao final do semestre, realizaram-se grupos focais nos quais os alunos avaliaram a experiência na disciplina. Esta foi considerada positiva, e atribuiu-se flexibilidade ao curso, pois os materiais puderam ser acessados e os trabalhos entregues via Internet a qualquer hora e de qualquer lugar. A interatividade e o atendimento da tutoria contribuíram para a aprendizagem. No entanto, os alunos apontaram que, caso não houvesse obrigatoriedade, não teriam participado das atividades on-line, o que torna este ponto relevante no planejamento do curso. A EAD pode ser utilizada com sucesso no ensino de Estatística; porém, o planejamento cuidadoso é fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daielly Melina Nassif Mantovani, Adriana Backx Noronha Viana, Maria Aparecida Gouvêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















