As TIC, geradoras da nova cultura informática: uso da “Aula Virtual”, Universidad Nacional, Costa Rica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p119Palavras-chave:
Nova Cultura, Informática, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Aula VirtualResumo
Os profissionais universitários encarregados dos processos educativos estão conscientes que o uso das tecnologias da informação e comunicação tem um impacto significativo no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, uma vez que colaboram no fortalecimento de suas competências para a vida e para o trabalho que pretendem realizar nas instituições nas quais se dedicarem ou nos empreendimentos que consigam desenvolver, porque inserir-se na sociedade do conhecimento deve ser uma constante independentemente do nível educativo, área ou disciplina de formação. Os aprendizes devem ser capacitados considerando os aspectos metodológicos e práticos das TIC como ferramenta informática dentro das estruturas curriculares, contempladas como uma nova cultura, razão pela qual é necessário compreender seus principais aspectos: seu conhecimento e seu uso, para conseguir entender como se gera, como se armazena, como se transforma, como se transmite e como se acessa a informação. Para alcançar esta tarefa nos cenários universitários de hoje em dia, os acadêmicos e estudantes da Universidad Nacional de Costa Rica contam com o uso de uma das ferramentas mais inovadoras que tem dado a esta experiência prática um valioso aporte aos processos de ensino-aprendizagem, tal é o caso da plataforma informática “Aula Virtual”, que tem como objetivo propiciar espaços interativos de comunicação tecnológica para o adequado aproveitamento do tempo, espaço e apoio à abordagem da temática proposta na grade curricular dos cursos que, em suas distintas carreiras, são oferecidos nesta casa de ensino.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.