Novos lugares para aprender: o google nos polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil

Autores

  • Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente Polo Universitário Santo Antônio
  • Monica Pagel Eidelwein Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo http://orcid.org/0000-0001-8310-3547

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p7

Palavras-chave:

Aplicativos Google, Formação de Professores, Educação com Tecnologias

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do Polo Universitário Santo Antônio na formação continuada de professores e acadêmicos, que se apropriaram dos aplicativos Google para inovação e inclusão das tecnologias digitais na educação presencial e a distância. Esta ação se justifica para atender as demandas da sociedade, onde as informações, a cada dia, estão mais presentes nas nuvens. As demandas por espaços de aprendizagem, que ultrapassem as paredes da escola e que possibilitem aprender de forma colaborativa, são urgentes. A formação Google para Educação aconteceu no ano de 2015, sendo utilizada a metodologia da pesquisa-ação, que possibilitou contato com os cursistas durante quatro meses, com atividades planejadas e executadas semanalmente. Foram utilizados Moran (2015) e Behar (2013), entre outros, como preceito teórico. Encontramos resultados positivos evidenciados em vários aspectos. Primeiro pela criação de contas institucionais; segundo pelos depoimentos dos cursistas publicados na internet, indicando que a grande maioria dos participantes do curso qualificou sua prática docente, pois passou a utilizar os aplicativos do Google na sala de aula. Outro resultado positivo ficou evidenciado no acompanhamento de escola, em que todo o corpo docente realizou a formação sobre os aplicativos Google e, atualmente, adota o Classroom como ambiente de aprendizagem com os estudantes e também como instrumento de gestão, por meio de diferentes registros que mantém o grupo informado. Outra evidência de resultado positivo foi o número de concluintes do curso, em 2015, onde 90 cursistas completaram o curso e socializaram seu Classroom no Seminário de encerramento do curso. Os resultados positivos inspiraram outros professores, pois, em 2016, 80 novos cursistas iniciaram outra edição do curso.

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Biografia do Autor

Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, Polo Universitário Santo Antônio

Professora da rede estadual de ensino do RS com formação em de Biologia, Matemática e informática. Lidera projetos na área das tecnologias digitais como "A informática redimensionando as relações após 60 anos de idade" e "Google para Educação" no programa Grupo de Educadores Google no Brasil.

Monica Pagel Eidelwein, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo

Doutora em Educação pela UFRGS. Pós-Doutoranda NIED - UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Tecnologias de Informação e Comunicação - UFF e Políticas Públicas, Tecnologia e Educação - UEL.. Professora da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo/RS com formação em Pedagogia. Coordenadora do Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo.

 

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Publicado

30.11.2016

Como Citar

VICENTE, Dilce Eclai de Vargas Gil; EIDELWEIN, Monica Pagel. Novos lugares para aprender: o google nos polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 7–22, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/25815. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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