Novos lugares para aprender: o google nos polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil

Autores

  • Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente Polo Universitário Santo Antônio
  • Monica Pagel Eidelwein Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo http://orcid.org/0000-0001-8310-3547

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p7

Palavras-chave:

Aplicativos Google, Formação de Professores, Educação com Tecnologias

Resumo

Este artigo apresenta a experiência do Polo Universitário Santo Antônio na formação continuada de professores e acadêmicos, que se apropriaram dos aplicativos Google para inovação e inclusão das tecnologias digitais na educação presencial e a distância. Esta ação se justifica para atender as demandas da sociedade, onde as informações, a cada dia, estão mais presentes nas nuvens. As demandas por espaços de aprendizagem, que ultrapassem as paredes da escola e que possibilitem aprender de forma colaborativa, são urgentes. A formação Google para Educação aconteceu no ano de 2015, sendo utilizada a metodologia da pesquisa-ação, que possibilitou contato com os cursistas durante quatro meses, com atividades planejadas e executadas semanalmente. Foram utilizados Moran (2015) e Behar (2013), entre outros, como preceito teórico. Encontramos resultados positivos evidenciados em vários aspectos. Primeiro pela criação de contas institucionais; segundo pelos depoimentos dos cursistas publicados na internet, indicando que a grande maioria dos participantes do curso qualificou sua prática docente, pois passou a utilizar os aplicativos do Google na sala de aula. Outro resultado positivo ficou evidenciado no acompanhamento de escola, em que todo o corpo docente realizou a formação sobre os aplicativos Google e, atualmente, adota o Classroom como ambiente de aprendizagem com os estudantes e também como instrumento de gestão, por meio de diferentes registros que mantém o grupo informado. Outra evidência de resultado positivo foi o número de concluintes do curso, em 2015, onde 90 cursistas completaram o curso e socializaram seu Classroom no Seminário de encerramento do curso. Os resultados positivos inspiraram outros professores, pois, em 2016, 80 novos cursistas iniciaram outra edição do curso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, Polo Universitário Santo Antônio

Professora da rede estadual de ensino do RS com formação em de Biologia, Matemática e informática. Lidera projetos na área das tecnologias digitais como "A informática redimensionando as relações após 60 anos de idade" e "Google para Educação" no programa Grupo de Educadores Google no Brasil.

Monica Pagel Eidelwein, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo

Doutora em Educação pela UFRGS. Pós-Doutoranda NIED - UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Tecnologias de Informação e Comunicação - UFF e Políticas Públicas, Tecnologia e Educação - UEL.. Professora da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo/RS com formação em Pedagogia. Coordenadora do Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo.

 

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

VICENTE, D. E. de V. G.; EIDELWEIN, M. P. Novos lugares para aprender: o google nos polos de apoio presencial do sistema Universidade Aberta do Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 7–22, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/25815. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)