Satisfeitos na pobreza? Sobre o argumento da divisão social em Maquiavel
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p103Palavras-chave:
Maquiavel. Teoria política, Divisão Social, Autoridade política.Resumo
Este trabalho tem por objetivo reconstruir a famosa tese da divisão social entre grandes e povo, tal como encontrado nas principais obras de Maquiavel, para evidenciar as consequências normativas trazidas do argumento para a teoria política contemporânea. Em especial, procurar-se-á dar ênfase à posição normativa do povo no argumento maquiaveliano como uma posição necessária em contextos de autoridade política centralizada. Por fim, o artigo procura esboçar, em linhas gerais, duas apropriações possíveis distintas da tese da divisão social. O conceito de “povo” exerce, em cada uma delas, consequências normativas distintas, respectivamente, uma ferramenta importante contra formas de opressão social, e como a única fonte possível de legitimidade do poder político.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.