Avaliação psicomotora de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I

Autores

  • Joyce Carvalho Silvério Universidade do Vale do Sapucaí
  • Neide Brito Cunha Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n1p77

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Escrita, Ensino Fundamental, Avaliação psicoeducacional.

Resumo

A psicomotricidade é uma ciência multidisciplinar que incorpora aspectos motores, afetivos e cognitivos. Este estudo teve como objetivo medir as habilidades psicomotoras para verificar se os resultados estão dentro do esperado para a faixa etária examinada e investigar se há diferenças entre o desempenho de meninos e meninas. Participaram 91 crianças, das quais 59,3% eram meninos, (M = 7,16 anos, DP = 0,37) do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior do Estado de Minas Gerais. Os resultados das provas psicomotoras de Oliveira (2014) indicaram que o perfil das crianças estava dentro do esperado, de acordo com as fases da evolução das habilidades psicomotoras. A única diferença estatisticamente significativa entre os sexos apareceu na habilidade psicomotora “Esquema corporal”, com média superior dos meninos. Sugere-se que mais estudos sejam elaborados com crianças de diferentes tipos de instituições para confrontar esses achados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Carvalho Silvério, Universidade do Vale do Sapucaí

Mestranda em Educação na Universidade Vale do Sapucaí - UNIVAS, Brasil.

Neide Brito Cunha, Universidade do Vale do Sapucaí

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e em Avaliação Psicológica Educacional pela Universidade São Francisco (USF), Doutorado em Psicologia. Professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e do Centro Paula Souza e de cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia.

Downloads

Publicado

30.11.2016

Como Citar

SILVÉRIO, Joyce Carvalho; CUNHA, Neide Brito. Avaliação psicomotora de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 77–92, 2016. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n1p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24119. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre