Contribuições do narcisismo para a modificação da teoria do masoquismo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2015v36n1p51Palavras-chave:
Narcisismo, Pulsão, MasoquismoResumo
O narcisismo é um dos conceitos mais importantes da teoria freudiana. Desde o seu surgimento, em 1910, esse fator esteve presente nos escritos do autor e impactou consideravelmente a psicanálise, contribuindo para a passagem da primeira para a segunda tópica, assim como o estabelecimento da segunda teoria pulsional. Ao analisarmos o desenvolvimento histórico do narcisismo, é possível observar que ele teve um período de franco desenvolvimento até 1923. No entanto, após a chamada “virada dos anos 20”, ele progressivamente deixou de comparecer nos escritos, ainda que seja possível localizarmos algumas menções nas últimas obras de Freud. É justamente esse cenário que o presente artigo objetiva discutir, ou seja, tentar entender quais são os destinos conferidos ao narcisismo após 1920. Propõe-se que um de seus desdobramentos é a sua contribuição para a modificação da teoria do masoquismo. Assim, o narcisismo continuaria presente na obra de Freud através das suas ressonâncias na abordagem de outros fenômenos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.