A Fotolinguagem como dispositivo de atenção à saúde

Autores

  • Luciane Aparecida dos Santos Passos Faculdades Adamantinenses Integradas Secretaria de Saúde de Presidente Prudente (CAPSad)
  • Cassiano Ricardo Rumin Faculdades Adamantinenses Integradas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n2p103

Palavras-chave:

Residência Terapêutica, Fotolinguagem, Grupo de Mediação, Reforma Psiquiátrica.

Resumo

O relato apresentado a seguir teve o objetivo de discutir as características de uma intervenção em grupo, dirigida aos moradores de um Serviço Residencial Terapêutico tipo I. O método de intervenção empregado foi o grupo de fotolinguagem. Foram realizados treze encontros quinzenais onde participaram os oito moradores do Serviço Residencial Terapêutico. Os encontros ocorriam no espaço da própria residência, com local e horário fixos, sendo livre a participação dos moradores nas ações do grupo de fotolinguagem. Os resultados indicaram que os componentes do grupo vivenciaram algum nível de ruptura da posição a-subjetal. O grupo de fotolinguagem possibilitou a historicização da vida dos participantes e contribui para que um espaço psíquico partilhado pudesse emergir entre os moradores da Residência Terapêutica. O objeto externo constituído pela fotografia estimulou a experiência transicional e parece ter sido estendida com o uso de imagens abstratas. Conclui-se que o grupo de fotolinguagem é um dispositivo relevante para apoiar o processo de desinstitucionalização realizado pelos Serviços Residenciais Terapêuticos.

Biografia do Autor

Luciane Aparecida dos Santos Passos, Faculdades Adamantinenses Integradas Secretaria de Saúde de Presidente Prudente (CAPSad)

Psicóloga, graduada pela FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas. Especialista em Psicologia da Saúde – FAI.

Cassiano Ricardo Rumin, Faculdades Adamantinenses Integradas

Psicólogo (UNESP), Especialista em Saúde Pública (FCF/UNESP) e Mestre em Ciências Médicas (FMRP/USP).

Downloads

Publicado

30.12.2014

Como Citar

PASSOS, Luciane Aparecida dos Santos; RUMIN, Cassiano Ricardo. A Fotolinguagem como dispositivo de atenção à saúde. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 103–118, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n2p103. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/21722. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre