O PNLD língua estrangeira e a produção oral no LD de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p25Palavras-chave:
PNLD, Livro didático, Produção oral.Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar como a produção oral é abordada num livro didático, aprovado pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – 2011: Língua Estrangeira Moderna), em comparação com os parâmetros estabelecidos pelo próprio Programa. Dentre os dados coletados, o presente estudo focaliza a análise da seção que é especificamente voltada ao desenvolvimento das habilidades de produção oral. Com base na pesquisa documental e assumindo uma visão sociocultural de linguagem, discutimos em que medida as atividades apresentadas no livro didático contribuem para a formação de falantes de inglês, que sejam capazes de responder/reagir, adequadamente, aos vários gêneros orais que circulam em suas práticas sociais. Os resultados apontam que predominam, os textos criados, exclusivamente, para fins didáticos, e a abordagem do oral parece fundamentada em uma visão, ainda, tradicional de ensino de língua.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.