O PNLD língua estrangeira e a produção oral no LD de inglês

Autores

  • Raquel Santos Lombardi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marta Cristina Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p25

Palavras-chave:

PNLD, Livro didático, Produção oral.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar como a produção oral é abordada num livro didático, aprovado pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – 2011: Língua Estrangeira Moderna), em comparação com os parâmetros estabelecidos pelo próprio Programa. Dentre os dados coletados, o presente estudo focaliza a análise da seção que é especificamente voltada ao desenvolvimento das habilidades de produção oral. Com base na pesquisa documental e assumindo uma visão sociocultural de linguagem, discutimos em que medida as atividades apresentadas no livro didático contribuem para a formação de falantes de inglês, que sejam capazes de responder/reagir, adequadamente, aos vários gêneros orais que circulam em suas práticas sociais. Os resultados apontam que predominam, os textos criados, exclusivamente, para fins didáticos, e a abordagem do oral parece fundamentada em uma visão, ainda, tradicional de ensino de língua.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raquel Santos Lombardi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Letras (Português/ Inglês)  e bacharelado em Letras: Ênfase em Tradução-Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora e doutoranda em Linguística pelo mesmo Programa.

Marta Cristina Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Letras. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Faculdade de Letras da UFJF. Atua na graduação, na área de língua inglesa, e no Programa de Pós-Graduação em Linguística, na linha de pesquisa Linguística e ensino de língua.

Downloads

Publicado

28.06.2014

Como Citar

LOMBARDI, R. S.; SILVA, M. C. O PNLD língua estrangeira e a produção oral no LD de inglês. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 25–40, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n1p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/18078. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê