O PNLD língua estrangeira e a produção oral no LD de inglês
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p25Palavras-chave:
PNLD, Livro didático, Produção oral.Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar como a produção oral é abordada num livro didático, aprovado pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático - 2011: Língua Estrangeira Moderna), em comparação com os parâmetros estabelecidos pelo próprio Programa. Dentre os dados coletados, o presente estudo focaliza a análise da seção que é especificamente voltada ao desenvolvimento das habilidades de produção oral. Com base na pesquisa documental e assumindo uma visão sociocultural de linguagem, discutimos em que medida as atividades apresentadas no livro didático contribuem para a formação de falantes de inglês, que sejam capazes de responder/reagir, adequadamente, aos vários gêneros orais que circulam em suas práticas sociais. Os resultados apontam que predominam, os textos criados, exclusivamente, para fins didáticos, e a abordagem do oral parece fundamentada em uma visão, ainda, tradicional de ensino de língua.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Raquel Santos Lombardi, Marta Cristina Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















