Histórias futuristas mais antigas do que possam parecer: origem das idéias dos roteiros de ficção cientifica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2013v34n2p149Palavras-chave:
Roteiro, Cinema, Ficção científica.Resumo
O texto discute a origem das idéias da maioria dos roteiros de filmes de ficção científica modernos, bem como de conceitos literários como soft e hard, também presentes no cinema. Aponta-se a origem desses roteiros em sua maioria nas décadas de 1950, 1960 e 1970, períodos estes considerados férteis na literatura de ficção científica estrangeira. Também se aborda sobre as previsões casuais dos autores desse gênero que acabam trazendo suas idéias à contemporaneidade de forma despropositada, mas instigante, o que leva aos meios midiáticos a denominá-los de visionários. Alguns autores como Carrière, Xavier, Bez, Koff e Comparato auxiliam na corroboração dessas idéias. Assim, o leitor é levado a ponderar sobre a origem histórica dessas idéias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.