Discurso imagético e representação do iraque nas capas da revista Veja

Autores

  • Marcia Boroski Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2013v34n2p207

Palavras-chave:

Orientalismo, Iraque, Guerra, Ideologia, Signos.

Resumo

O estereótipo do mundo islâmico é, frequentemente, difundido, através dos meios de comunicação, por meio dos signos do caos, do terror, da inferioridade e do mal. Estes signos fazem parte de um conceito chamado orientalismo, que foi proposto pelo historiador Edward Said (2007). A partir da compreensão desse conceito, como uma visão cultural do ocidente sobre o oriente, o objetivo deste trabalho é entender como se dá a representação destes signos na imprensa brasileira, especificamente, no caso da representação do Iraque na cobertura da Guerra do Golfo, em 1991, e da invasão Norte-americana, em 2003, pela revista Veja. A pesquisa identificou este discurso, por meio dos signos ideológicos, a partir dos eixos de produção de sentido de Harry Pross (1980) e do conceito de ideologia, discutido por Terry Eagleton (1997), de base marxista. Viu-se que, em ambos os casos, o posicionamento da revista deu-se a partir de uma visão orientalista. Entretanto, em 1991, o inimigo a ser de derrotado foi figurado por Saddam Hussein; já em 2003, o oponente era a nação iraniana, como um todo.

 

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Biografia do Autor

Marcia Boroski, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda no programa de Pós-Graduação em Comunicação pela mesma instituição. Bolsista CAPES.

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Publicado

24.07.2013

Como Citar

BOROSKI, M. Discurso imagético e representação do iraque nas capas da revista Veja. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 207–214, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2013v34n2p207. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14811. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre